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Como transformar seguidores em clientes

Como transformar seguidores em clientes? Essa questão é um desafio para nossa estratégia no espaço digital. Afinal, em um passado ainda recente, a grande preocupação era como atrair e manter seguidores. Atualmente, o esforço precisa ser redobrado, pois, mais importante do que atrair novos seguidores é conseguir convertê-los em clientes.

Além do planejamento editorial, posicionamento, produção de conteúdo alinhado com a proposta da marca, ainda é preciso desenvolver estratégias com o objetivo de como transformar seguidores em clientes.

Não é uma tarefa fácil, até porque no meio digital nem tudo é simples. É necessário conhecer o seu público, conhecer suas dores e desejos e entender a sua jornada até a transformação de seguidor para cliente.

Analisa essas dicas, pois elas podem te ajudar a transformar seguidores em clientes.

1. Como transformar clientes em seguidores – conheça o seu público

Sim, parece um pouco clichê. Mas, você já verificou quem está te seguindo? Isso é importante para saber se suas estratégias atraíram pessoas que possam se encaixar no perfil de cliente do seu negócio. Ex.: São pessoas que têm pets? Elas viajam com seus bichinhos? São jovens ou mais velhas? Essas e outras informações já podem orientar para ações mais focada na conversão de seguidor em cliente.

2. Fale com o seu público

Agora que você já tem uma noção de quem é o seu público, converse com ele através de um conteúdo assertivo e humano. Sugiro 3 tipos de conteúdo para gerar essa conversão.

  • Conteúdo relevante. São assuntos que mostrem a sua especialidade e, ao mesmo tempo, seja resposta para as principais dúvidas da sua audiência.
  • Conteúdo de conexão. Histórias reais geram conexão com sua audiência. Compartilhe suas próprias histórias ou de clientes (que autorizem, é claro) para que possam inspirar seus seguidores.
  • Conteúdo promocional. Sim, embora as mídias sociais sejam plataformas de relacionamento, a sua página representa o seu negócio. Então aproveita para anunciar promoções, ofertas especiais para os seguidores, lançamentos, eventos etc.

3. Entenda a jornada de conversão

Isso é muito importante! Há quem ainda pense que basta jogar conteúdo aleatório no Instagram ou em outras mídias para chover clientes. Não vai, sinto informar. A concorrência é acirrada. E não concorremos apenas com outros do mesmo segmento, mas com todo tipo de negócio que está na rede, disputando a atenção do nosso cliente.

Então, você precisa entender que existe uma jornada necessária para a conversão de seguidor em cliente.

Após conhecer o seu público, você precisa focar no desenvolvimento da sua visibilidade, conexão e confiança no seu negócio. Essa é a jornada pela qual você irá guiar as pessoas que o seguem. De seguidor passivo a seguidor engajado, eventualmente, a um cliente.

Entretanto, precisa ser uma abordagem tática. Comece construindo conteúdo especificamente para seu público. Certifique-se de se envolver em conversas com sua comunidade ao longo do caminho e não se esqueça de vender e compartilhar depoimentos de quem já é cliente.

Se você leu até aqui, percebeu que transformar seguidores em clientes não acontece aleatoriamente. Pelo contrário, exige esforço, comprometimento e visão estratégica.

Analisando sua estratégia atual nas mídias digitais, o que você tem feito para converter seguidores em clientes?

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