fbpx

BLOG

Como inovar o seu negócio

Afinal, como inovar o seu negócio? Inovação é um tema que faz brilhar os olhos de qualquer empreendedor, não é mesmo.

Muitos empreendedores querem que seus negócios, produtos, serviços e funcionários sejam “inovadores”. 

Mas, vamos falar com um pouco de franqueza aqui. Embora inovação seja objeto de desejo atualmente, muitas empresas e empreendedores hoje acabam entrando numa zona de conforto de anti-inovação, sem nem mesmo perceber que estão fazendo isso.

E sabe por que isso acontece? O foco não está no que pode ser inovado, mas, principalmente, em custos e crescimento a curto prazo. É ou não é? Nesse momento, você não está pensando em controlar os custos do seu negócio e fazê-lo crescer rapidamente?

Não é que essa abordagem seja errada. Evidente que precisamos gerenciar os gastos e manter o olhar no crescimento do negócio.

Agora, você precisa sair dessa zona de conforto. Não é sempre que podemos ficar acomodados com a situação de “fazer mais, gastando menos”. Isso é um pensamento de mais curto prazo.

Para falar sério sobre inovação, é preciso pensar mais a longo prazo e estrategicamente. Não é sobre, necessariamente, sair gastando à toa. É, sobretudo, mudar a mentalidade.

Inovar não é apenas falar sobre isso e não colocar nada em prática. Ter ideias é muito bacana, mas é necessário foco para organizar o seu planejamento de inovação.

Como planejar a inovação do seu negócio

Você pode orientar as suas ideias sobre inovação. Pense segmentado, ou seja, como inovar em diferentes áreas da sua empresa.

Crie categorias para conduzir os seus planos inovadores. Veja!

  1. Inovação no modelo de negócios

Como é o seu modelo de negócios atual? O que você pode inovar? Novos modelos de gestão, outras abordagens de venda, diversidade nos meios de pagamento, mais pacotes de serviço etc.

  • Inovação nos produtos ou serviços

Você pode analisar outros tipos de “dores” do seu cliente e pensar em novas estratégias. Ex.: Produto/serviços mais adaptados, ampliação da linha de produto ou serviço existente etc.

  • Inovação nos planos de marketing

No campo do marketing, as possibilidades são diversas, desde atuar em novos nichos a ampliar os canais de divulgação e comunicação.

  • Inovação na gestão de pessoas

Você pode pensar em abordagens inovadoras voltadas especificamente para as pessoas da sua organização. Ex.: novas formas de motivação, comunicação e trabalho em equipe ou novas maneiras de envolvimento dos funcionários.

  • Inovação tecnológica

Obviamente, esse tipo de inovação tem que estar na sua pauta. O que for possível desenvolver de novas tecnologias para otimizar o seu negócio, melhor.

Não precisa começar com grandes inovações

Sim, falamos no início do artigo de que o pensamento a curto prazo de gastar menos e crescer mais não é o melhor jeito para planejar inovação na empresa. No entanto, destacamos o mérito de pensar o seu negócio a longo prazo. Aqui é um bom começo para desenhar estratégias de inovação.

A melhor notícia é que você não precisa começar com grandes ou audaciosas inovações. O importante é definir metas e alcançá-las. Se você parar para analisar com objetividade, vai perceber que os exemplos que colocamos acima são estratégias que podem ser aplicadas com praticidade, desde que planejadas com antecedência.

É, por isso, que reforçamos a questão de planejar a longo prazo. Essa abordagem permite otimizar seus recursos e ideias. Veja, as inovações podem e devem se basear em coisas que já foram feitas - elas não precisam ser revolucionárias. 

O tipo de ideias que nós, empreendedores, devemos desejar gerar referem-se à criação de novo valor para os clientes. Não se preocupe se já foi experimentado, se parece algo antigo em uma nova embalagem ou se foi emprestado de outro setor.

O mais interessante é que eles criem valor para seus clientes e que ninguém mais os esteja oferecendo da mesma forma. Os melhores inovadores aprendem como combinar coisas existentes de maneira um pouco diferente ou transferir conceitos de outros segmentos.

Então, está convencido de que para inovar não precisa inventar a roda e, muito menos fazer altos investimentos, mas, sim, ter um planejamento de longo prazo e coragem para sair da zona de conforto?

Bem, esperamos ter plantado uma semente inovadora na sua mente. O que você acha de dar o próximo passo e planejar uma nova estratégia de inovação para o seu negócio?

Boas realizações e até a próxima!

<-Voltar

Artigos Sugeridos

3 dicas valiosas para fortalecer a base de clientes

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 16 novembro, 2021

Fortalecer a base de clientes é um dos objetivos principais de um empreendedor. A fidelização é um pilar essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Atualmente, porém, não podemos nos acomodar com a ideia de que basta a nossa habilidade técnica para conquistar a lealdade do cliente. O mercado gira muito rápido. Os consumidores de […]

Leia mais

FEEDBACK: O que não dizer ao funcionário

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 09 novembro, 2021

Feedback é uma ferramenta valiosa para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Esse ponto de vista é praticamente unânime. Mas, o que nem todo mundo comenta é que dar um feedback de maneira errada pode ser muito mais nocivo do que não falar nada. Precisamos do feedback, certo? É interessante saber quais são as respostas […]

Leia mais

3 ideias incríveis de marketing veterinário

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 29 outubro, 2021

Você deseja um fluxo constante de novos pacientes na sua clínica ou de clientes no seu pet shop? Bem, então anota essas 3 ideias incríveis e comprovadas de marketing veterinário para ajudar o seu negócio de forma consistente. Mas… Antes de passar essas ideias, você precisa definir algo muito importante. Veja! Defina o seu diferencial […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46