fbpx

BLOG

5 SUGESTÕES PARA VOCÊ SE APAIXONAR NOVAMENTE PELO SEU NEGÓCIO

Quando estamos começando a empreender, o sentimento é semelhante a um novo amor. Nos sentimos apaixonados, estimulados, motivados e empolgados para fazer o negócio dar certo.

Entretanto, assim como acontecem em alguns relacionamentos, quando a fase inicial passa e logo surgem os problemas, a adrenalina começa a diminuir. Os primeiros sentimentos são substituídos por outros como frustração, irritação, desânimo e pessimismo.

Isso acontece com muitos empreendedores. Afinal, nem tudo que envolve manter um negócio é satisfatório para nós. Descobrimos que gostamos de ser dono de algo, porém, nem tudo numa gestão é uma maravilha como esperamos.

Haverá tarefas que não gostamos de fazer, atividades que consideramos chatas, dificuldades técnicas para testar nossa paciência e clientes e fornecedores que podem ser um grande desafio para nós.

Sim, ter um negócio não são apenas flores, existem muitos espinhos e precisamos lidar com eles para reacender a paixão inicial.

Então, trouxe 5 sugestões para você se apaixonar novamente pelo seu negócio. Os conselhos são algumas mudanças simples em como você trabalha e pensa. 

1. Delegue tarefas chatas

Muitas vezes, na ânsia de ter controle sobre tudo referente ao negócio, centralizamos as tarefas, inclusive aquelas que achamos chatas. Para não se sentir desmotivado com a sua empresa, escolha as atividades que considera monótonas (que não precisam de sua atenção exclusiva) e delegue para outros profissionais.

2. Simplifique os processos

Se quer sentir-se animado novamente, simplifique os processos que puder. Isso acontece quando você encontra formas de tornar as coisas mais práticas, ganhando tempo e mais produtividade. Analise como está a sua gestão. Veja o que pode otimizar nos processos do seu negócio e leve as sugestões para validar com a sua equipe. Com essa atitude, você pode descobrir novas estratégias e ferramentas para simplificar o fluxo do seu trabalho, com muitos ganhos como resultado.

3. Reserve um tempo planejar o seu negócio

Mesmo que o seu negócio já esteja bem encaminhado, não deixe de reservar um tempo para continuar o planejamento. É como se você continuasse dedicando tempo para o namoro, criando estratégias para novas conquistas neste relacionamento e analisando os pontos de melhorias. Dessa forma, você mantém a chama do romance acesa no seu negócio. Não importa o tamanho da empresa, se está consolidada ou não, o interessante é continuar considerando o quadro geral, mas definindo sempre novas metas e objetivos a serem alcançados.

4. Pense no futuro

Quando estamos em um relacionamento importante, pensar no futuro revigora o nosso ânimo. Assim também acontece com o negócio. Quando estudamos maneiras de expandir e conquistar novos mercados, também sentimos o ânimo renovado. Então, pense no futuro, pois novas oportunidades podem recarregar suas baterias e fazer com que sinta-se apaixonado novamente pelo seu negócio.

5. Reative as boas lembranças

Quando você sentir que já não tem muito interesse pelo seu negócio, reative as boas lembranças e os aspectos positivos que te levaram a empreender. Liste todas essas memórias e sinta-se grato por elas. Ao recordar tudo que você fez, aprendeu, conquistou e possibilitou para outras pessoas, pode reacender aquela paixão inicial.

Não perca as esperanças se não estiver interessado como antes. Embora a paixão possa ter diminuído com os desafios do dia-a-dia do empreendedorismo, nem tudo precisa ser descartado. Com alguns ajustes e paciência, você pode reavivar o interesse e se apaixonar novamente pelo seu negócio.

Boas realizações e até a próxima!

<-Voltar

Artigos Sugeridos

3 dicas valiosas para fortalecer a base de clientes

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 16 novembro, 2021

Fortalecer a base de clientes é um dos objetivos principais de um empreendedor. A fidelização é um pilar essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Atualmente, porém, não podemos nos acomodar com a ideia de que basta a nossa habilidade técnica para conquistar a lealdade do cliente. O mercado gira muito rápido. Os consumidores de […]

Leia mais

FEEDBACK: O que não dizer ao funcionário

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 09 novembro, 2021

Feedback é uma ferramenta valiosa para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Esse ponto de vista é praticamente unânime. Mas, o que nem todo mundo comenta é que dar um feedback de maneira errada pode ser muito mais nocivo do que não falar nada. Precisamos do feedback, certo? É interessante saber quais são as respostas […]

Leia mais

3 ideias incríveis de marketing veterinário

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 29 outubro, 2021

Você deseja um fluxo constante de novos pacientes na sua clínica ou de clientes no seu pet shop? Bem, então anota essas 3 ideias incríveis e comprovadas de marketing veterinário para ajudar o seu negócio de forma consistente. Mas… Antes de passar essas ideias, você precisa definir algo muito importante. Veja! Defina o seu diferencial […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46