fbpx

BLOG

5 ações para ter uma clínica ou hospital lucrativo

Empreender é um desafio diário, concorda? Há quem ainda pense que abrir o negócio é a parte mais difícil dessa jornada. Entretanto, o empreendedor logo percebe que a etapa mais desafiadora não é começar, mas ter um negócio que seja, de fato, lucrativo.

Dentre os fatores que são responsáveis por uma empresa bem-sucedida, quero compartilhar 5 ações que, na minha opinião, são muito importantes para conquistar um negócio lucrativo.

1. Avalie os riscos e recompensas

Uma das chaves do sucesso é assumir alguns riscos para ajudar seu negócio a crescer. Antes de uma decisão importante, pergunte-se: "qual é o pior cenário possível?" Esse conhecimento pode ajudar a calcular melhor os riscos e, consequentemente, avaliar o que pode gerar grandes recompensas.

2. Aprenda com a concorrência

Você não deve ter receio de estudar e aprender com a concorrência. O que está sendo feito pelos concorrentes é uma orientação do que está dando certo e do que pode ser aperfeiçoado, ou seja, são informações que podem te fazer ganhar mais dinheiro com o seu negócio.

3. Seja consistente

A consistência é um componente valioso para ganhar dinheiro nos negócios. Você deve continuar fazendo o que é necessário para ter sucesso dia após dia.

4. Defina metas de receita

Para ter um negócio lucrativo, é preciso gerar dinheiro suficiente para sustentar as operações e reinvestir para o crescimento futuro. Calculando todos os custos, determine quanto dinheiro seu negócio precisa gerar mensalmente, trimestralmente e anualmente para ter sucesso.

5. Valorize a experiência do cliente.

Nunca esqueça do fator mais importante para um negócio lucrativo: o cliente. Então, valorize a experiência dele com o seu produto ou serviço. A experiência do cliente é a impressão que você deixa nele. E isso afeta a percepção dele em relação a sua marca em cada etapa da jornada do cliente.

Veja, como falei no início desse artigo, a parte mais desafiadora de empreender não é começar, mas manter e lucrar com o negócio. Muitas pesquisas realizadas, especialmente, aqui no Brasil, comprovam a alta taxa de falência de empresas. Em média, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade. Esse foi o panorama mostrado pelo IBGE em 2019.

Dentre os muitos fatores para esse resultado estão a falta de planejamento, os problemas de gestão e financeiros, dificuldade para criar os pontos de diferenciação, marketing mal executado etc.

Cada negócio tem sua realidade, não é mesmo. Contudo, volto a reiterar, as 5 ações mencionadas nesse artigo podem funcionar como uma bússola para você.

No mínimo, as 5 ações para ter um negócio lucrativo te ajudarão a ter mais clareza na gestão da sua clínica ou hospital e até mesmo na sua carreira como médico(a) veterinário(a) e mais organização para alcançar os melhores resultados.

Para comprovar que não existe nada óbvio no mundo dos negócios, reflita se você tem aplicado alguma dessas ações na sua empresa. Se já adotou alguma delas, ótimo! Está no caminho certo para ter um negócio lucrativo.

Agora, se não está aplicando nenhuma dessas ações, acenda o sinal vermelho. Algo precisa ser feito e com urgência. O empreendedor bem-sucedido não fica à mercê da sorte. Ele analisa, pondera, assume riscos calculados, ousa e se coloca em movimento, sempre atuando com protagonismo.

Se você está com dificuldade para lucrar com o seu negócio, investe algum tempo para encontrar os gargalos do seu plano de ação e reajusta o que for necessário. Resumindo: se for preciso, recalcula a rota!

Lembrando que você pode encontrar mais soluções para ter um negócio lucrativo com a nossa mentoria START VET.

Boas realizações e até a próxima!

<-Voltar

Artigos Sugeridos

3 dicas valiosas para fortalecer a base de clientes

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 16 novembro, 2021

Fortalecer a base de clientes é um dos objetivos principais de um empreendedor. A fidelização é um pilar essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Atualmente, porém, não podemos nos acomodar com a ideia de que basta a nossa habilidade técnica para conquistar a lealdade do cliente. O mercado gira muito rápido. Os consumidores de […]

Leia mais

FEEDBACK: O que não dizer ao funcionário

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 09 novembro, 2021

Feedback é uma ferramenta valiosa para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Esse ponto de vista é praticamente unânime. Mas, o que nem todo mundo comenta é que dar um feedback de maneira errada pode ser muito mais nocivo do que não falar nada. Precisamos do feedback, certo? É interessante saber quais são as respostas […]

Leia mais

3 ideias incríveis de marketing veterinário

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 29 outubro, 2021

Você deseja um fluxo constante de novos pacientes na sua clínica ou de clientes no seu pet shop? Bem, então anota essas 3 ideias incríveis e comprovadas de marketing veterinário para ajudar o seu negócio de forma consistente. Mas… Antes de passar essas ideias, você precisa definir algo muito importante. Veja! Defina o seu diferencial […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46