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3 dicas valiosas para fortalecer a base de clientes

Fortalecer a base de clientes é um dos objetivos principais de um empreendedor. A fidelização é um pilar essencial para a sustentabilidade do seu negócio.

Atualmente, porém, não podemos nos acomodar com a ideia de que basta a nossa habilidade técnica para conquistar a lealdade do cliente. O mercado gira muito rápido. Os consumidores de hoje sabem que existem mais coisas que podem ser oferecidas, além do aspecto técnico.

A dica de ouro aqui é manter os olhos atentos às demandas do consumidor. O que ele está precisando, o que está buscando, o que está desejando? E como você pode se antecipar e oferecer esse algo a mais.

Para estar pronto para o consumidor cada vez mais exigente, veja essas 3 dicas valiosas para fortalecer a sua base de clientes.

1. Descubra e atenda as expectativas dos seus clientes

O atendimento ao cliente é muito mais do que responder dúvidas e reclamações. Agora, é sobre atender às expectativas dele. Para isso, é preciso conhecer suas demandas e desejos.

Ao definir e atender às expectativas do cliente, você ganha sua confiança. Sabe por que? Porque o que mais tem no mercado são promessas que não são possíveis de serem cumpridas.

Isso quer dizer que uma expectativa é gerada no cliente, mas não é atendida. Logo, se você consegue identificar pelo que o seu cliente está esperando, entregue esse resultado e o surpreenda. Ex.: Se você oferece banho e tosa em 60 minutos, faça o possível para realizar o processo em 50 minutos. Além de cumprir o prometido, você supera a expectativa do cliente.

Resumindo, defina as expectativas e prometa o que você pode atender. Confiança é uma moeda muito forte no mercado cada vez mais competitivo.

2. Recompense seus clientes fiéis

É importante que você não subestime seus clientes leais. Recompense-os por ficarem na sua base. Se você avalia, por exemplo, a lealdade em termos de quanto tempo um cliente está com você, considere recompensá-lo com algum presente ou bônus em intervalos importantes, como seis meses e um ano. 

Planejar um programa de fidelidade também é sempre uma opção atraente. Tenha em mente que, se um cliente não se sentir valorizado, basta surgir uma “melhor oportunidade” com um concorrente para ele mudar de ideia.

3. Crie uma ótima experiência para seus clientes

Sim, qualquer manual de empreendedorismo e marketing preconiza a respeito da experiência do cliente. Mas, do que se trata essa estratégia? Não basta dar boas-vindas e oferecer um café. Essa abordagem abrange a maneira como você integra seus clientes, como (e com que frequência) se comunica com eles, como treina seus funcionários para atendê-los e como cria resultados que possam ser percebidos pela sua base.

Criar uma ótima experiência para o cliente é uma forma de aproximá-lo do seu negócio. Se ele consegue distinguir essa vivência em comparação a outras empresas do mesmo segmento, certamente, além de se tornar fiel a você, será uma boa referência para outras pessoas.

Clientes fiéis são essenciais para o crescimento de uma empresa. As pessoas raramente dão recomendações de serviços medianos. Certifique-se de que seu negócio se destaca como referência e as recomendações começarão a fluir.

Boas realizações e até o próximo artigo.

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