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Estoure a sua bolha! Analise o mercado com outra perspectiva

Empreendedores precisam constantemente de insights assertivos e rápidos. Certamente, você já se viu sem saída, com a cabeça bloqueada e sem ideias.

Há vários motivos para isso, obviamente. No entanto, a minha experiência diz que parte desse bloqueio se deve a bolha que criamos em torno do nosso próprio mercado.

Se eu sou um médico veterinário, proprietário de um laboratório de análises clínicas, naturalmente meu interesse pode recair sobre assuntos que estejam relacionados à empreendedorismo, atualizações científicas na minha área profissional e também sobre gestão de negócios.

Acontece que esse interesse em assuntos específicos ao meu negócio me ajuda a entrar voluntariamente numa bolha, onde só acesso esse tipo de conteúdo. Em algum momento, me sentirei sem criatividade, com aquela sensação de que estou vendo mais do mesmo.

Nesse caso, eu te pergunto: como inovar? Como criar algo diferente se não estou conseguindo enxergar o que pode ser interessante? E o mais importante, como posso me desenvolver se não me sinto desafiado?

Aqui vai o meu conselho. Estoure a bolha! Veja o mercado com outra perspectiva.

Para te ajudar nessa empreitada, separei algumas dicas que irão abrir seus olhos para outras possibilidades.

1. Estude sobre comportamento de consumo

Entendo perfeitamente o desafio de ser empreendedor. São muitas questões e decisões pela frente. Contudo, ao se interessar pelo comportamento de consumo das pessoas, especialmente, é claro dos seus clientes, pode abrir muitas portas na sua mente para novos insights.

Não é à toa que esse tipo de estudo é um dos mais populares para qualquer campanha de marketing. É com essa análise que você entende padrões de comportamento como lealdade do cliente ou que benefícios ele busca no produto ou serviço.

Você começa a entender os mecanismos do comportamento do consumidor, levando-o a compreender como ele age para comprar algo, quais são as etapas percorridas até a decisão final.

Veja quantos insights pode obter com esse tipo de interesse em comportamento do consumidor.

Quanto tempo seus clientes estão gastando no processo de compra?

Como sua empresa pode melhorar a experiência do cliente?

Quais as tendências mais desejadas no momento pelo cliente?

Como é o processo de decisão de compra do cliente?

Quais são as principais objeções do cliente durante a jornada de compra?

Quais são os benefícios do produto que mais quebram objeções do cliente?

Qual é o tipo de promoção que mais mexe com a emoção do cliente?

UAU! Precisa se tornar um especialista em comportamento do consumidor? Não! Precisa apenas ampliar o seu campo de visão e de pesquisa. Um interesse diferente do você estuda diariamente no seu negócio já te dá a sensação de que tem algo novo no ar.

Com a mente refrescada, crescem suas chances de ter novas ideias, concorda? Isso quer dizer que apenas o fato de abrir essa porta, pode fazer com que brotem inspirações para aplicar na empresa ou até para criar novos projetos.

2. Valorize o marketing pessoal

Lembre-se o que eu disse no título, estoure a sua bolha! Eu vejo muito isso entre os meus mentorados. Estão tão envolvidos em fazer o negócio acontecer que não percebem que estão cercados pela bolha que criaram em torno deles.

A lógica diz que para empreender é preciso se dedicar, trabalhar com afinco para ser reconhecido. Tudo certo até aqui. Agora, como você vai ser reconhecido se não comunica ao mercado quem é você, o que faz e que pode ser solução certa para o seu cliente?

É, você precisa olhar o mercado através da perspectiva do seu marketing pessoal. E para isso, é necessário valorizar esse braço do marketing.

Aproveita para fazer uma análise SWOT pessoal, identificando quais são os seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Com certeza, os resultados coletados te darão uma nova perspectiva sobre você e como isso pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.

3. Aprofunde seu conhecimento sobre vendas

No livro “Os Segredos da Mente Milionária”, o autor T. Harv Ekek ensina que para enriquecer é necessário mudar os seus conceitos sobre dinheiro, adotando os hábitos de pessoas bem-sucedidos.

Na obra, ele lista vários “arquivos de riqueza” e um deles diz o seguinte: as pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

Desconsiderando um pouco a generalização de Harv, temos que falar sobre o manto da vergonha que encobre esse assunto vendas. Sim, muito empreendedor ainda enfrenta bloqueio a respeito desse processo ou o compreende de uma forma estereotipada.

Sabe aquela imagem do vendedor agressivo, que quer empurrar no cliente o seu produto a força? Pois é, essa interpretação da ação de venda causa repulsa em muita gente.

Contudo, é fundamental ressignificar o nosso olhar sobre a questão. Tudo em nossa volta é um ato de venda. Estou escrevendo esse artigo e quero te “vender” meu argumento. Você deseja que seu cliente siga o tratamento recomendado para o animal dele, ou seja, também está querendo vender algo para ele, a sua recomendação terapêutica.

Venda é não uma relação de ganha e perde, onde você ganha se vender seu produto e o cliente perde a “batalha”, ao dar o dinheiro para você. Venda é, sobretudo, um processo de troca. Enxergo, na verdade, como uma relação de ganha-ganha.

E é justamente para ressignificar as convicções desatualizadas sobre venda, dinheiro e autopromoção que é importante aprofundar o seu conhecimento sobre todos esses pontos.

Reforço, portanto, a relevância de ampliar o seu campo de estudo. Existem várias opções para enriquecer o seu modelo de mundo, além do que já aprende diariamente no seu negócio.

Estoure a bolha com vontade. Permita-se ser curioso sobre tudo. Não importa se psicologia, matemática, vendas, gestão de negócio, programação neurolinguística, neurociência, neuromarketing, espiritualidade ou mapa astral.

Seja aberto, curioso sobre outros temas. A cada nova coisa que aprende, você ganha uma lente diferente para enxergar o seu negócio e o mercado com outra perspectiva. No final, todos saem ganhando. Conhecimento é poder!

Até a próxima e boas realizações!

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