fbpx

BLOG

OS PIORES CONSELHOS PARA UM EMPREENDEDOR INICIANTE

Quando começamos a empreender, normalmente, recebemos muitos conselhos. Se você é um empreendedor iniciante, a tendência é absorver todas as informações que puder. 

No entanto, você pode não contar com um filtro para separar o conselho ruim do bom conselho. Às vezes, a experiência é a única maneira de descobrir a diferença.

Nesse caso, separei os piores conselhos para um empreendedor iniciante, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o que ouvimos tanto por aí e como podemos discernir o que vale a pena absorver.

1. Empreenda apenas quando se sentir pronto

Se ouviu esse conselho antes, pare e reflita. Quando é que você realmente se sentirá 100% pronto? A verdade é que nunca estamos completamente preparados. Sempre haverá algo a mais para aprender, para conhecer, para aprimorar.

Quer um conselho mais assertivo? Comece e permita-se ao erro. Ninguém escapa da curva de aprendizado. Ao empreender, você aprenderá uma série de coisas novas pelo caminho. Se essa é sua meta real, comece logo a entrar em ação.

2. Sempre vai ter mercado

"Sempre vai ter mercado para tudo, se você souber vender". Você já ouviu um conselho desse tipo? Pois é, parece o canto das sereias, não é mesmo? Parece que você pode colocar qualquer coisa no mercado e tudo será maravilhoso.

A realidade, porém, não é tão agradável assim. Não é a melhor decisão se jogar em um negócio aleatoriamente, sem saber o seu propósito e se o que tem a oferecer soluciona o problema de alguém. O número de empreendedores frustrados e empresas falidas no País comprova que o mercado tem uma dinâmica mais complexa.

Então, pesquise antes, veja quais são os problemas que pode resolver e se pode entregar soluções diferenciadas.

Vai ter mercado sim, se você estiver atento as necessidades do seu público e preparado para atendê-lo.

Conheci pessoas que me disseram que há mercado para tudo. A verdade é que você não pode simplesmente criar um produto aleatoriamente e esperar que as pessoas o comprem. Para ser um empresário de sucesso, você precisa criar produtos que as pessoas estejam dispostas a comprar. Para isso, seu produto deve ser capaz de resolver os problemas das pessoas.

3. Não corra riscos

Sim, parece contraditório em relação ao que foi dito no tópico anterior. Entretanto, o argumento para o conselho acima é sobre ser mais estratégico e assertivo.

Mas, o conselho sobre não correr riscos não é o mais indicado para quem quer empreender. A atividade por si só é um risco. Para muitas pessoas é um salto enorme no desconhecido.

Empreender é arriscar, é se permitir errar e falhar. É aprender na prática, no dia a dia, com as decisões certas ou não.

Para o seu negócio crescer é preciso seguir a jornada. E esse caminho envolve riscos. Se não arriscar, não vai sair do lugar. Os maiores empreendedores que você conhece, certamente, assumiram grande riscos.

4. Amigos, amigos, negócios a parte

Você já ouviu isso, com certeza. É praticamente um jargão no mundo dos negócios. Mas, deixe-me dizer: é um conselho ruim.

Sim, devem existir limites em qualquer relacionamento, porém, criar conexões é importante em qualquer comunidade, especialmente uma que fomenta negócios.

É bom ajudar um amigo crescer, assim como é incrível receber aquela ajuda generosa quando precisamos.

O que você achou dos piores conselhos para um empreendedor iniciante? Já recebeu algum deles e seguiu? Se sim, qual foi o resultado dessa experiência?

Empreender não é uma jornada tranquila, sem riscos. Exige esforço, dedicação, comprometimento e coragem. Você vai precisar ser estratégico sim, para entender o mercado e, sem dúvida, terá uma caminhada menos solitária se criar conexões verdadeiras.

Então, ative o seu filtro de discernimento para escolher os conselhos mais sábios e dissolver aqueles que não são tão bons.

Boas realizações e até a próxima!

<-Voltar

Artigos Sugeridos

Como fazer com que o cliente precise de você!

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 24 março, 2021

Como fazer com que o cliente precise de você? Resposta rápida, primeiro ofereça o que ele QUER e depois o que ele PRECISA. Simples, não é mesmo? Sim, precisamos elaborar melhor essa questão. Entre uma coisa e a outra, existe um mundão de informações para absorver. Primeiramente, devemos atentar para um ponto de suma importância. […]

Leia mais

Estoure a sua bolha! Analise o mercado com outra perspectiva

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 17 março, 2021

Empreendedores precisam constantemente de insights assertivos e rápidos. Certamente, você já se viu sem saída, com a cabeça bloqueada e sem ideias. Há vários motivos para isso, obviamente. No entanto, a minha experiência diz que parte desse bloqueio se deve a bolha que criamos em torno do nosso próprio mercado. Se eu sou um médico veterinário, […]

Leia mais

5 SUGESTÕES PARA VOCÊ SE APAIXONAR NOVAMENTE PELO SEU NEGÓCIO

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 10 março, 2021

Quando estamos começando a empreender, o sentimento é semelhante a um novo amor. Nos sentimos apaixonados, estimulados, motivados e empolgados para fazer o negócio dar certo. Entretanto, assim como acontecem em alguns relacionamentos, quando a fase inicial passa e logo surgem os problemas, a adrenalina começa a diminuir. Os primeiros sentimentos são substituídos por outros […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46