fbpx

BLOG

Você tem mentalidade de empreendedor?

Você tem mentalidade de empreendedor (a)? Essa é uma pergunta importante de fazer para si mesmo (a). Quando decidimos empreender, a primeira coisa que queremos é ter sucesso nessa jornada, correto?

Geralmente, ao pensarmos no que é ser empreendedor (a) bem-sucedido (a) nos vem a imagem de alguém reconhecido pelo que faz, dedicado, que trabalha duro e é apaixonado pelo seu negócio.

Sim, não deixa de ser uma projeção certa do que é um empreendedor de sucesso. Entretanto, quantas pessoas não são exatamente assim? Dedicadas, que trabalham duro, apaixonadas pelo que faz, mas que não conseguem o tão sonhado sucesso.

O que diferencia então o empreendedor médio daquele que tem sucesso? Na minha opinião, a diferença está na mentalidade.

Quem tem mentalidade empreendedora, tem mais do que paixão e dedicação ao trabalho. Baseado na minha experiência, digo que a pessoa com esse tipo de mentalidade tem um conjunto de características que os diferenciam da concorrência.

Obviamente, um empreendedor bem-sucedido deve ter uma ideia lucrativa que pode transformar em um modelo de negócios lucrativo – porém um mindset empreendedor é muito mais do que isso. 

Veja, uma boa ideia só pode levar você até certo ponto, enquanto a mentalidade certa pode empurrá-lo para superar até mesmo os obstáculos mais complexos.

Eu posso ter uma ideia, por exemplo, para abrir um centro de terapias naturais para animais no meu bairro. Se eu tiver um mindset empreendedor, porém, posso ampliar essa ideia para um projeto nacional, patenteado e que realiza pesquisas para abordagens inovadoras. Certamente, terei um plano de ação para 5 e 10 anos, com objetivo de criar produtos ou formações para futuros médicos veterinários nessa linha de atendimento.

Você pode estar refletindo: então mentalidade empreendedora é pensar grande? Sim e não! É, sobretudo, não ter medo de pensar além, de planejar o futuro e de não se tornar refém dos obstáculos. Não é por que existe um impedimento que a sua ideia é impossível de realizar.

Bem, mas voltando a pergunta “você tem mentalidade de empreendedor”, você pode ter dúvida de como encontrar essa resposta.

Listei, abaixo, algumas características que sinalizam se você tem esse mindset.

1. Você é uma pessoa criativa

Não se engane aqui. Não estou falando daquela criatividade relacionada aos artistas (pintar, desenhar, cantar, compor, atuar). Estou me referindo a criatividade que resolve problemas, que encontra diferentes soluções e saídas para uma mesma questão.

Os empreendedores bem-sucedidos que conheço são pessoas que pensam de forma inovadora, sempre buscando respostas criativas para quaisquer problemas.

(Qualquer dia eu conto como consegui praticamente zerar a inadimplência na minha empresa em menos de um ano)

2. Você é uma pessoa que faz acontecer

Para explicar melhor esse tópico, vou reproduzir uma frase de Nolan Bushnell, empreendedor norte-americano e fundador da Atari. “Muitas pessoas têm ideias, mas poucos decidem fazer algo a respeito agora. Amanhã não. Não na próxima semana. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um fazedor, não um sonhador”.

Resumindo, as pessoas com mentalidade empreendedora se diferenciam das demais porque são realizadoras, elas fazem a ideia acontecer.

3. Você não se identifica com a mentalidade de funcionário

Sabe aquela inquietação na sua cabeça, que não se conforma em ser funcionário e receber apenas o salário? Pois é, a mente do empreendedor é impulsionada pelo desejo de ser o próprio chefe, dono e realizador de suas ideias.

4. Você é uma pessoa que não aceita NÃO como resposta

Quando a gente acompanha a história de empreendedores bem-sucedidos, a parte que mais nos deixa cheios de admiração é a que eles superam os vários “nãos” que recebem na vida.

A gente se identifica, não é mesmo? Afinal, o NÃO faz parte da jornada empreendedora. No entanto, quem realmente tem esse mindset, entende a resposta negativa com mais naturalidade. Compreende que o “NÃO” não significa o fim do sonho, simplesmente é mais uma peça no tabuleiro.

Por isso, quem tem mentalidade empreendedora também tem habilidade de persuasão e perseverança para lidar com esses obstáculos que aparecem para impedir a conquista do objetivo. O NÃO pode chegar, mas ele não impedirá o plano de ação, porque você lida com desenvoltura com essa resposta.

4. Você é uma pessoa que não teme a competição

Ah! Exatamente! A pessoa que tem mentalidade empreendedora não recua com a possibilidade competição ou concorrência. Na verdade, esse tipo de empreendedor se sente motivado em competir, pois gosta de criar estratégias e, principalmente, de vencer.

Existem várias características que sinalizam a sua mentalidade empreendedora. Até aqui você já conseguiu captar a ideia central. É muito importante sim ser apaixonado pelo que faz, ser dedicado, trabalhar duro e focado.

Agora, pode impulsionar tudo isso com uma mentalidade empreendedora. Lembre-se do pensamento de Bushnell: o empreendedor é, sobretudo, um fazedor.

Até a próxima e boas realizações!

<-Voltar

Artigos Sugeridos

Como cobrar mais alto e vencer a concorrência?

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 11 maio, 2021

O segredo que todo veterinário quer descobrir. Como cobrar um preço mais alto e, ainda, vencer a concorrência? Preço é um dilema no mercado. Muitos empreendedores ainda sentem dificuldade de estipular valor por seus produtos ou serviços, pois o preço é um ponto muito relevante quando se trata de lidar com a concorrência. Afinal, como […]

Leia mais

POR QUE O SEU CLIENTE EM POTENCIAL DEVERIA CONTRATAR VOCÊ?

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 04 maio, 2021

Por que o seu cliente em potencial deveria contratar seus serviços ou comprar de você? Você já se fez essa pergunta? Pois bem, antes de iniciar uma venda, deve ter em mente a resposta para essa questão. Sabe por que? Porque essa é a pergunta que vai estar na cabeça do cliente. Veja, coloque-se no […]

Leia mais

Como fazer com que o cliente precise de você!

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 24 março, 2021

Como fazer com que o cliente precise de você? Resposta rápida, primeiro ofereça o que ele QUER e depois o que ele PRECISA. Simples, não é mesmo? Sim, precisamos elaborar melhor essa questão. Entre uma coisa e a outra, existe um mundão de informações para absorver. Primeiramente, devemos atentar para um ponto de suma importância. […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46