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O cliente ideal pode mudar o seu negócio

O cliente ideal pode mudar o meu negócio! Sim, eu sei, parece que estou reproduzindo o óbvio. É claro que o cliente certo pode alavancar qualquer negócio.

O grande lance aqui é como conquistar esse cliente. Para ter êxito nessa jornada, porém, você precisa antes saber quem é o seu cliente ideal. Se tem alguma dúvida, deixe-me esclarecer, sim, caro empreendedor, estou falando de definir a sua persona.

Veja, apesar de ser uma questão muito disseminada no marketing, a persona ainda é um gargalo no mercado. Sabe por que? Simplesmente porque resistimos a ideia de que devemos focar nossa atenção em apenas uma parte do mercado.

A lógica, afinal, fica nos apontando. “Se podemos falar com todos, por que falar com 1/3”? Bom, o problema reside aí. Querer contemplar a todos nos leva a um lugar sem identificação.

O mercado começa a se perguntar: quem é você? O que você promete? O que você oferece? Como saber se você é a melhor opção em algo, se nos diz que é bom em tudo?

Bom, até aqui você captou a ideia de que ter definido o seu cliente ideal é o caminho mais assertivo para o seu negócio. Entretanto, existe outro gargalo nessa história.

Veja!

Como definir o cliente ideal

É gente, aqui que o bicho pega! Quando estudamos os princípios mais básicos do marketing digital, aprendemos sobre a importância da persona e dicas para defini-la.

Contudo, boa parte dos empreendedores, por não ter audiência ainda, começa a criar a sua persona na imaginação. Tem até sites com geradores de persona, você já testou?

É mais ou menos assim: “a persona tem 30 anos, solteiro, advogado, acompanha notícias pelos sites, gosta de atividade física e viajar, suas aspirações são fazer doutorado e passar no concurso para juiz”.

Essa forma é errada? Não, pode ser até um bom começo. Agora, muita atenção aqui. Não basta idealizar na sua cabeça o cliente que você quer atingir. Precisa realmente entender as dores e desejos da sua persona.

Se você entende essas duas demandas, o seu negócio se movimentará para entregar o que o seu cliente QUER e o que ele PRECISA. E se a pessoa encontra, no mercado, algo que atenda essas duas necessidades, a tendência é que ela se conecte com você.

Afinal, a sua persona vai sentir que você está conversando com ela, entendendo suas dores e desejos, oferecendo soluções que se adequam à sua demanda.

Percebe a diferença que isso faz para o seu negócio? Nesse momento, você deixa de ser mais um no mercado para se tornar “a solução” do seu cliente ideal.

Sim, porém, é importante uma ressalva. Mesmo definindo as dores e desejos do seu cliente, ainda faltam peças nesse processo. Não basta apenas imaginar essas questões, você precisa validá-las.

O que nos leva a mais uma peça desse quebra-cabeça.

Confira!

Como validar o cliente ideal

Olha, eu sei, você está no mercado, pode conhecer seus clientes e saber das suas dores e desejos. Apesar disso, ainda é preciso validar essas questões para alinhar certo com o seu cliente ideal.

Vamos lá! Você tem uma clínica veterinária, portanto, imagina que todos os donos de animais são clientes. As dores deles são ter atendimento veterinário próximo, com preço acessível e plantão 24 horas. Os desejos são ter atendimento humanizado para seus pets, plano de saúde animal e terapias alternativas, que inflijam menos dor possível.

Parece tudo encaixado, certo? Talvez, pode ser que sim, pode ser que não. Valide o seu levantamento. Dentro dessa dor de contar com uma clínica veterinária no bairro, podem existir dores mais urgentes como atendimento de emergência em domicílio ou de um serviço funerário para animais, por exemplo.

E como faz isso? Pesquisando, perguntando. Fale com o maior número de pessoas que atendam ao seu perfil de cliente ideal.

Faça um formulário e envie para as pessoas, argumentando que é uma ferramenta para melhorar os serviços. As perguntas devem ser objetivas, preferencialmente de múltipla escolha, com as opções que você acredita ser as dores e desejos da sua persona.

Analise os resultados, interprete os dados coletados. Essas respostas te ajudarão a validar o seu cliente ideal.

O que fazer depois com o cliente ideal

Depois que validar o seu cliente ideal, ajuste a sua comunicação. Agora você sabe quem é a sua persona, o que realmente dói e o que, de fato, ela deseja.

É muito mais prático se comunicar com uma mensagem clara, direcionada e assertiva. Você saberá exatamente o que está falando e para quem está falando.

Do outro lado, o cliente receberá essa mensagem e compreenderá que você o entende e tem o que é preciso para resolver as demandas dele. Acredite, o cliente ideal nunca se cansará de ser impactado pelo negócio que soluciona seus problemas e atende seus desejos.

O cliente ideal pode mudar o seu negócio. Invista nessa ideia!

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