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Você é um veterinário tímido? Veja como construir um relacionamento com seus clientes

Você é um (a) veterinário (a) tímido (a)? Se sim, tudo bem! Você e muitos outros profissionais lidam com a timidez diariamente. Pensando bem, nós escolhemos a profissão especialmente para atender animais, não é mesmo.

Mas, para tratarmos animais, precisamos antes nos conectarmos com os humanos. Para fidelizar os pacientes, é fundamental conquistar seus donos.

E é um desafio, concorda? Se “puxar conversa” é o ponto inicial para se relacionar com as pessoas, o tímido pode achar que vai “morrer na praia”.

Entretanto, é uma barreira que o profissional, principalmente, o empreendedor precisa vencer. Afinal, a base de qualquer negócio é um bom relacionamento com os clientes.

A boa notícia é que para quase tudo nessa vida existe solução. Veja, a seguir, como iniciativas simples podem te ajudar a quebrar a casca da timidez e a cultivar melhores relacionamentos.

1. Cumprimente o animal sempre

Existe uma melhor forma de conquistar o coração do tutor do pet? Quando o cliente percebe o cuidado e a gentileza que você tem com o animal que será atendido, ele mesmo começa a conversar.

Melhor “quebra-gelo” não há! Não esqueça dessa dica!

2. Faça perguntas assertivas

Isso quer dizer que você deve evitar perguntas de sim ou não. Faça questionamentos mais abertos, pois terá respostas com mais informações. Assim, você terá mais conteúdo para dar encaminhamento a essa conversa.

3. Olho no olho

Sim, o velho e bom contato olho no olho ainda produz bons resultados. Geralmente, nos sentimos mais confortáveis com quem faz esse contato mais direto, nos passa mais confiança e credibilidade.

Pode até ser uma prática mais difícil para um veterinário tímido, porém, vale a pena exercitar conscientemente essa dica.

4. Ouça atentamente

Um bom relacionamento nasce de uma interação de qualidade. Para isso, é fundamental que você ouça atentamente o seu cliente. Muitas vezes, na pressa para dar o diagnóstico, podemos atropelar a fala do tutor.

Ouvir com cuidado o que ele tem a dizer é muito valioso para essa relação, pois o cliente vai retribuir te ouvindo com igual atenção.

E se você é tímido (a), ouvir o outro é uma boa estratégia até para elaborar melhor o que vai falar a seguir para o cliente.

Acredite, quando o dono de um animal sente que não foi ouvido com respeito, ele sai do consultório chateado e reclamando do atendimento. Isso é muito prejudicial para qualquer empreendedor que deseja cultivar bons relacionamentos.

5. Seja autêntico

Não deixar a timidez ser mais forte que você não significa se tornar outra pessoa. A autenticidade e honestidade são valores muito apreciados pelos clientes.

Em qualquer relacionamento, buscamos confiança, segurança e credibilidade. Por isso, seja honesto com as pessoas e não force conexões.

Com empatia, gentileza e atenção, essa conexão acontecerá de maneira orgânica, mesmo se você for um veterinário tímido.

DICAS BÔNUS PARA O VETERINÁRIO TÍMIDO

Ainda em dúvida de como começar uma conversa? Veja essas sugestões!

  • Há quanto tempo você possui [nome do animal de estimação]?
  • Qual é a história de sua adoção (caso ele tenha sido adotado)? Se tiver sido comprado, pergunte o que o fez escolher por aquela raça especificamente.
  • Você possui algum outro animal de estimação? 
  • [Nome do animal de estimação] tem algum hábito peculiar ou comportamento único?
  • Que tipo de atividades você gosta de fazer com [nome do animal de estimação]?

Bem, com essas perguntas simples você pode abrir um bom canal de comunicação com o cliente.

Qualquer negócio, hoje, precisa ter como visão a relevância de construir e cultivar relacionamentos. É essencial fortalecer esses laços não apenas com os clientes, mas também com os colaboradores, parceiros e a comunidade de uma maneira geral.

Esteja atento o que acontece no seu sistema, participe de eventos e engaje-se com movimentos que tenham relação com o seu mercado. Com as dicas desse artigo e o comprometimento com o seu negócio, com certeza, você terá mais disposição para sair da zona de conforto e persistir nessa jornada incrível que é construir relacionamentos.

Boas realizações e até a próxima!

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