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Marketing pessoal: a importância da imagem para médicos veterinários

Anote esse conselho! Antes de ser um bom médico veterinário, seja um excelente ser humano. Parece óbvio, mas no dia a dia profissional, muitas vezes, esquecemos desse detalhe que, no final, faz toda a diferença na nossa interação com clientes e colaboradores.

A questão é que pessoas fazem negócios com outras pessoas, não com empresas. E quando estamos falando de seres valiosos para criadores, fazendeiros e agropecuaristas, precisamos lembrar exatamente disso.

Essas pessoas querem o atendimento de outro ser humano e não apenas o "profissional". Nesse caso, elas buscam conhecer quem é o profissional que vai cuidar dos seus cavalos. Quem é esse veterinário que elas estão confiando a vida de seus animais?

E é exatamente aqui onde quero chegar sobre a relevância do marketing pessoal para médicos veterinários. Hoje, é fundamental valorizar a imagem que projetamos no ambiente profissional.

A divulgação “de boca em boca” ainda é uma forte aliada. Entretanto, na era Google, ela não é mais suficiente. Com a possibilidade de encontrar mais informações sobre o profissional na internet, os criadores estão mais criteriosos em suas escolhas.

Então, a grande questão é: como você avalia sua imagem? O que o cliente vai encontrar sobre você? O que vai fazer o cliente escolher você para cuidar dos animais dele?

Se você não sabe como responder essas perguntas, provavelmente, precisa quebrar algumas crenças sobre marketing pessoal.

Vamos lá! Dê o primeiro passo! Em um mercado cada vez mais exigente como o da Medicina Veterinária, é essencial ter pelo menos uma noção do que é marketing pessoal.

O que é marketing pessoal?

Considerado a maior referência em marketing, Philip Kotler explica que o marketing pessoal é uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos. 

É a forma como você pode ser notado. Agora, perceba que não é sobre apenas ser visto, mas percebido positivamente, evidenciando suas qualidades. Logo, você precisa ser consciente e criar o seu valor. Fazer as pessoas enxergarem quais seus atributos positivos e assim atribuir valor ao seu serviço.

Como médico veterinário ou médica veterinária é essencial ter uma imagem positiva. Cada decisão, atitude e desempenho na prática clínica reflete na construção dessa imagem.

Vale destacar que ao falar sobre ser notado ou sobre a importância da imagem, não estou me referindo somente à aparências. Mas, sim, a um conjunto de competências, habilidades, valores e caráter. 

O seu markting pessoal precisa transmitir uma imagem real e congruente. Não se trata, portanto, de uma construção qualquer, sem bases sólidas. 

É sobre quem é você verdadeiramente, com a diferença de saber  atribuir valores para si mesmo que estejam alinhados à demanda do seu mercado.

Não adianta vender algo que não é. Assim como não tem sentido ser um excelente profissional, que sabe utilizar todas suas habilidades, porém, que não comunica ao mercado esses atributos.

O marketing pessoal é a ferramenta para destacar a sua imagem, o seu diferencial competitivo e posicionamento no mercado veterinário. E o posicionamento é como o cliente enxerga você, como ele atribui valor a sua pessoa e não o que você pensa que é ou está comunicando. Por isso é extremamente importante estar atendo para como suas ações estão refletindo para outras pessoas. 

Construa um plano de marketing pessoal estratégico para te ajudar a construir autoridade, a se conectar com o público-alvo e a atrair e engajar mais clientes.

Um abraço

Gustavo Johnny Roland Cavanha

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