fbpx

BLOG

Comunicação assertiva fortalece o trabalho do médico veterinário

Nelson Mandela uma vez falou que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”.

Muito forte essa reflexão, concorda? Mas, ela é perfeita para sintetizar o poder dessa habilidade. Grave isso na sua mente e coração. A comunicação é influência, é poder de conexão. Mas é, sobretudo, habilidade. 

E como você já me viu repetir várias vezes, habilidade é algo que podemos desenvolver. Não alimente qualquer justificativa de que não nasceu com esse “dom”.

É fundamental essa virada de chave, pois comunicar-se bem nunca foi tão importante como hoje em dia. Comunicação assertiva, sem dúvida, fortalece o seu trabalho como médico veterinário.

Sabe por que? Você precisa se comunicar bem com sua equipe, com seu cliente durante um atendimento, com seus familiares e amigos. 

Comunicação é conexão

Vamos analisar da seguinte maneira. Você vai explicar ao tutor de um animal doente a gravidade da enfermidade e como será o tratamento.

Nesse caso, vamos avaliar duas alternativas:

  1. Você explica de forma didática, mostrando sua perícia técnica, apontando como será o tratamento e as probabilidades de o animal morrer.
  2. Você esclarece ao tutor que a doença é séria, mas o tratamento aumenta as chances de vida do paciente. Nesse momento, você busca conectar-se com o outro ser humano da sala. Consegue entender a angústia que ele está sentindo e ajusta a mensagem que tem que passar, para que ele possa se concentrar nas chances de sobrevivência.

Considerando esses dois exemplos, qual deles você acha que vai conseguir criar mais conexão com a outra parte? Pois é, provavelmente você aposta na segunda alternativa, por que entende que essa comunicação é mais assertiva e empática.

Lembre-se disso: conectar-se não é algo sobre si mesmo, mas, sim, sobre com quem você se comunica. Logo, comunicar não é apenas sobre o que você quer. Quanto mais mostrar às pessoas que se importa realmente com elas, mais positivo será o resultado. 

Cada nova pessoa que você atende está preocupada com sua própria realidade, com um animal que é importante para ela.

O que vai interessar para essa pessoa é o que você tem a dizer sobre o animal dela. E se mostrar que se importa e entende a preocupação, terá mais chances de se conectar.

Com a conexão, vem o engajamento. As chances dessa pessoa permitir que você acesse sua vulnerabilidade são mais altas. Ela vai confiar no seu atendimento e seguir suas orientações. Consegue calcular as probabilidades de sucesso dessa abordagem? 

Veja, quanto antes entendermos que a comunicação tem esse poder de influência (de maneira positiva), mais rápido ajustamos nossa habilidade e, com isso, mais assertivos seremos na prática clínica.

Nessa perspectiva, é importante que você saiba que o tema comunicação assertiva é extremamente importante para um profissional e como podemos desenvolver essa habilidade para uma vida de sucesso.

Aguarde mais novidades!

Gustavo Johnny Roland 

<-Voltar

Artigos Sugeridos

Você é um veterinário tímido? Veja como construir um relacionamento com seus clientes

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 14 janeiro, 2021

Você é um (a) veterinário (a) tímido (a)? Se sim, tudo bem! Você e muitos outros profissionais lidam com a timidez diariamente. Pensando bem, nós escolhemos a profissão especialmente para atender animais, não é mesmo. Mas, para tratarmos animais, precisamos antes nos conectarmos com os humanos. Para fidelizar os pacientes, é fundamental conquistar seus donos. […]

Leia mais

3 pontos que você precisa saber sobre tutores de pets da geração Y

Por: Gustavo Jhonny /
Pets / sem comentários / 07 janeiro, 2021

A grande pergunta que você pode estar se fazendo agora é: por que devo observar com tanto interesse os tutores de pets da geração Y (termo utilizado para designar as pessoas nascidas entre 1980 e 2000). Uma pesquisa americana apontou que 75% dos millennials (como também são conhecidos os nascidos nessa época) têm animais de […]

Leia mais

Como ser um líder mais assertivo na prática veterinária

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 08 novembro, 2020

“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder”, John Quincy Adams. Baseado na citação acima, você já consegue compreender inicialmente a importância de ser um líder assertivo. E acredite, existe diferença entre ser um líder de posição e um líder eficaz. Nem […]

Leia mais

Comente


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46