fbpx

BLOG

Liderança é uma habilidade que médicos veterinários podem e DEVEM desenvolver

O que é liderança para você? Já chegou a se perguntar sobre isso? Melhor ainda, já se questionou se liderança é um dom ou habilidade?

Para mim, liderança é HABILIDADE. E mais: médicos veterinários podem e DEVEM desenvolver o seu papel de líderes.

No meu artigo anterior, eu falei que habilidade técnica não é garantia de ser um profissional bem-sucedido. Citei, inclusive, um levantamento do Carnegie Institute of Technology. O estudo aponta que 85% do sucesso financeiro se origina da habilidade em se comunicar, negociar e liderar.

Baseado na minha experiência como médico veterinário, posso dizer que é frustrante enfrentar longas jornadas de trabalho e, no fim, não obter os resultados que espera.

No entanto, após muita reflexão, assumi a minha responsabilidade. Afinal, onde eu estava errando? Habilidade técnica como veterinário estava afiadísssima. Acontece que eu precisava desenvolver outras competências, dentre elas a liderança.

Veja, no primeiro momento, você pode achar que a sua função é a de médico veterinário e como tal precisa focar em atender bem, oferecer soluções, indicar a cura etc.

Mas, entre nós e os animais que atendemos, existem pessoas. Há os tutores do animais, os peões da fazenda e a sua própria equipe. Esse sistema precisa de um líder. E esse líder é você.

O que é liderança?

Para mim, a síntese perfeita do que é liderança está no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. Conforme o autor, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo, visando atingir objetivos identificados para o bem comum de todos.

Segundo um dos mais renomados treinadores de líderes, John C. Maxwell, um líder é aquele que conhece o caminho, segue o caminho e mostra o caminho.

Logo, podemos concluir que para exercer a liderança que influencia é preciso também ser exemplo. Para inspirar os outros a seguirem o caminho indicado por você é necessário, ainda, liderar a si mesmo.

E a autoliderança contempla aspectos como: autoconsciência, autogestão e, principalmente, consciência de outros. Essa última é a capacidade de reconhecer nos outros as suas paixões, os seus potenciais, os seus pontos fortes e suas necessidades.

No dia a dia profissional, é muito fácil ser absorvido pelas tarefas. Então é preciso fazer o esforço de liderar, compartilhando informações com os tutores ou responsáveis pelo tratamento dos animais, inspirando a sua equipe para atuar com autonomia e segurança e demonstrando resiliência até mesmo diante do desânimo.

O turbilhão da rotina que é a prática veterinária  não pode ser usado como justificativa para não reconhecer o empenho dos outros. Expresse gratidão pelo trabalho da sua equipe e elogie o comprometimento daqueles que aplicam o plano de tratamento nos animais.

Liderança é importante em muitos níveis. É com essa perspectiva que a 3ª edição do EmpreendeVET, que aconterá em maio, vai debater o tema. Afinal, seja liderando a si mesmo, a sua equipe ou outros colaboradores, é fundamental, no seu papel de líder, que deseje, de fato, gerar um impacto positivo no seu sistema.

Um abraço - Gustavo Johnny Roland


<-Voltar

Artigos Sugeridos

Como fazer com que o cliente precise de você!

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 24 março, 2021

Como fazer com que o cliente precise de você? Resposta rápida, primeiro ofereça o que ele QUER e depois o que ele PRECISA. Simples, não é mesmo? Sim, precisamos elaborar melhor essa questão. Entre uma coisa e a outra, existe um mundão de informações para absorver. Primeiramente, devemos atentar para um ponto de suma importância. […]

Leia mais

Estoure a sua bolha! Analise o mercado com outra perspectiva

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 17 março, 2021

Empreendedores precisam constantemente de insights assertivos e rápidos. Certamente, você já se viu sem saída, com a cabeça bloqueada e sem ideias. Há vários motivos para isso, obviamente. No entanto, a minha experiência diz que parte desse bloqueio se deve a bolha que criamos em torno do nosso próprio mercado. Se eu sou um médico veterinário, […]

Leia mais

5 SUGESTÕES PARA VOCÊ SE APAIXONAR NOVAMENTE PELO SEU NEGÓCIO

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 10 março, 2021

Quando estamos começando a empreender, o sentimento é semelhante a um novo amor. Nos sentimos apaixonados, estimulados, motivados e empolgados para fazer o negócio dar certo. Entretanto, assim como acontecem em alguns relacionamentos, quando a fase inicial passa e logo surgem os problemas, a adrenalina começa a diminuir. Os primeiros sentimentos são substituídos por outros […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46