fbpx

BLOG

Liderança é uma habilidade que médicos veterinários podem e DEVEM desenvolver

O que é liderança para você? Já chegou a se perguntar sobre isso? Melhor ainda, já se questionou se liderança é um dom ou habilidade?

Para mim, liderança é HABILIDADE. E mais: médicos veterinários podem e DEVEM desenvolver o seu papel de líderes.

No meu artigo anterior, eu falei que habilidade técnica não é garantia de ser um profissional bem-sucedido. Citei, inclusive, um levantamento do Carnegie Institute of Technology. O estudo aponta que 85% do sucesso financeiro se origina da habilidade em se comunicar, negociar e liderar.

Baseado na minha experiência como médico veterinário, posso dizer que é frustrante enfrentar longas jornadas de trabalho e, no fim, não obter os resultados que espera.

No entanto, após muita reflexão, assumi a minha responsabilidade. Afinal, onde eu estava errando? Habilidade técnica como veterinário estava afiadísssima. Acontece que eu precisava desenvolver outras competências, dentre elas a liderança.

Veja, no primeiro momento, você pode achar que a sua função é a de médico veterinário e como tal precisa focar em atender bem, oferecer soluções, indicar a cura etc.

Mas, entre nós e os animais que atendemos, existem pessoas. Há os tutores do animais, os peões da fazenda e a sua própria equipe. Esse sistema precisa de um líder. E esse líder é você.

O que é liderança?

Para mim, a síntese perfeita do que é liderança está no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. Conforme o autor, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo, visando atingir objetivos identificados para o bem comum de todos.

Segundo um dos mais renomados treinadores de líderes, John C. Maxwell, um líder é aquele que conhece o caminho, segue o caminho e mostra o caminho.

Logo, podemos concluir que para exercer a liderança que influencia é preciso também ser exemplo. Para inspirar os outros a seguirem o caminho indicado por você é necessário, ainda, liderar a si mesmo.

E a autoliderança contempla aspectos como: autoconsciência, autogestão e, principalmente, consciência de outros. Essa última é a capacidade de reconhecer nos outros as suas paixões, os seus potenciais, os seus pontos fortes e suas necessidades.

No dia a dia profissional, é muito fácil ser absorvido pelas tarefas. Então é preciso fazer o esforço de liderar, compartilhando informações com os tutores ou responsáveis pelo tratamento dos animais, inspirando a sua equipe para atuar com autonomia e segurança e demonstrando resiliência até mesmo diante do desânimo.

O turbilhão da rotina que é a prática veterinária  não pode ser usado como justificativa para não reconhecer o empenho dos outros. Expresse gratidão pelo trabalho da sua equipe e elogie o comprometimento daqueles que aplicam o plano de tratamento nos animais.

Liderança é importante em muitos níveis. É com essa perspectiva que a 3ª edição do EmpreendeVET, que aconterá em maio, vai debater o tema. Afinal, seja liderando a si mesmo, a sua equipe ou outros colaboradores, é fundamental, no seu papel de líder, que deseje, de fato, gerar um impacto positivo no seu sistema.

Um abraço - Gustavo Johnny Roland


<-Voltar

Artigos Sugeridos

03 PILARES PARA SATISFAER E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Por: Gustavo Jhonny /
Marketing / sem comentários / 11 outubro, 2020

Mudança de foco Para iniciarmos, preciso reiterar que você tem que mudar o foco. Foque no tutor, em criar uma conexão com ele e construir um relacionamento. Assim, será mais fácil ganhar a confiança dele e, consequente, fidelizar esse cliente.  Muitas vezes, nosso foco está mais no paciente. Por isso, é comum não atendermos as […]

Leia mais

Marketing pessoal: a importância da imagem para médicos veterinários

Por: Gustavo Jhonny /
Marketing / sem comentários / 09 maio, 2020

Anote esse conselho! Antes de ser um bom médico veterinário, seja um excelente ser humano. Parece óbvio, mas no dia a dia profissional, muitas vezes, esquecemos desse detalhe que, no final, faz toda a diferença na nossa interação com clientes e colaboradores. A questão é que pessoas fazem negócios com outras pessoas, não com empresas. […]

Leia mais

Comunicação assertiva fortalece o trabalho do médico veterinário

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 27 março, 2020

Nelson Mandela uma vez falou que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Muito forte essa reflexão, concorda? Mas, ela é perfeita para sintetizar o poder dessa habilidade. Grave isso na sua mente […]

Leia mais

Comentários

  1. BriancEx disse:

    I enjoy perusing your web site. Thanks a ton!

Comente


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46