fbpx

BLOG

Habilidade técnica não é garantia para ser um veterinário bem-sucedido.

Antes de reagir ao título, calma! O objetivo desse artigo não é causar polêmica, mas abrir outras possibilidades de pensamento.

O diploma (certificado ou títulos), que representa as habilidades técnicas, é obrigatório e fundamental para o médico veterinário, é claro! Esse fato é irrefutável! Esclarecido esse ponto, vamos para a parte prática de fazer negócio.

Segundo o Carnegie Institute of Technology, 85% do sucesso financeiro se origina da habilidade em se comunicar, negociar e liderar. Somente 15% se origina no desempenho técnico. 

Eu acredito nessa divisão de habilidades, especialmente no empreendedorismo. Empreender é um movimento que requer mudança de mindset e o desenvolvimento de múltiplas habilidades que não são ensinadas na faculdade.

Se você é veterinário, me responda: uma das principais frustrações não é descobrir que toda a sua formação, dedicação e amor aos animais são insuficientes para alcançar reconhecimento, retorno financeiro e, consequentemente, o sucesso?

Pois é, você certamente reconhece essa situação. Por entender essa “dor”, decidi escrever esse artigo com o objetivo de quebrar uma crença poderosa e que limita a liberação do nosso potencial empreendedor.

Desafio você a me dizer se nunca pensou assim: “por eu ser um bom veterinário, ter feito bons cursos, eu vou ser bem-sucedido como veterinário”. 

Se ainda pensa assim, deixe-me esclarecer, isso é uma CRENÇA que engana e bloqueia nosso potencial de desenvolver outras competências, como vender, por exemplo.

Habilidade técnica é a base de tudo. Mas, no momento atual, ela não sustenta o sistema. Nós veterinários precisamos nos enxergar como uma empresa, como um produto a disposição e escolha do cliente. 

Hoje, vejo que muitos veterinários não sabem quanto vale sua hora trabalhada. Eu não sabia também e por não saber, deixava de ganhar dinheiro.  

Felizmente, mudei o meu mindset. Isso me permitiu viver e trabalhar com propósito. Saiu de cena o profissional no piloto automático reclamão e entrou o empreendedor, consciente de cada tomada de decisão e com habilidades de liderança, comunicação e vendas. 

Renovei a paixão pela Medicina Veterinária e decidi contribuir com o fortalecimento da profissão e do mercado. 

Com essa proposta na cabeça, participei ativamente da criação do EmpreendeVET, uma iniciativa diferenciada, com metodologias exclusivas para estimular práticas empreendedoras no mercado veterinário.

Hoje, consigo dizer para você com sinceridade que construí uma vida estável e com qualidade. E no final, não é isso que buscamos? 

Gustavo Johnny Roland

Médico Veterinário CRMV/MS 4652

<-Voltar

Artigos Sugeridos

4 Dicas para lucrar mais com esforço inteligente

Por: Gustavo Jhonny /
Marketing / sem comentários / 03 agosto, 2021

Como lucrar mais? É possível lucrar mais e com menos trabalho? Atendendo menos ou fazendo menos cirurgias? Com menos trabalho, eu não sei. Mas, com esforço inteligente é totalmente viável. No lugar de estratégias aleatórias, você pode otimizar seus esforços e lucrar mais. Veja 4 dicas para lucrar mais com esforço inteligente! 1. Saiba em […]

Leia mais

Meta eficiente é meta smart!

Por: Gustavo Jhonny /
Sem categoria / sem comentários / 27 julho, 2021

Meta é a definição de um objetivo quantificado, ou seja, você determina a posição futura do seu alvo, considerando critérios como tempo, valor, dentre outros indicadores. Mas, o poder da meta, muitas vezes, é enfraquecido pela falta de clareza. Ela precisa ser eficiente e, para isso, eu indico a META SMART. Vamos falar desse sistema […]

Leia mais

Como transformar seguidores em clientes

Por: Gustavo Jhonny /
Marketing / sem comentários / 13 julho, 2021

Como transformar seguidores em clientes? Essa questão é um desafio para nossa estratégia no espaço digital. Afinal, em um passado ainda recente, a grande preocupação era como atrair e manter seguidores. Atualmente, o esforço precisa ser redobrado, pois, mais importante do que atrair novos seguidores é conseguir convertê-los em clientes. Além do planejamento editorial, posicionamento, […]

Leia mais


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46