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Princípios Do Marketing

Você precisa conhecer, URGENTE, os princípios do marketing!

Certamente, você já ouviu falar sobre marketing. É o assunto mais discutido atualmente. É também provável que tenha compreendido a importância dessa ferramenta.

Mas, será que você conhece os princípios de marketing? Se não foi apresentado a esse conteúdo, hoje vamos falar sobre isso. Melhor ainda, vamos conversar sobre a relevância desses princípios para médicos veterinários.

Atenção, um recado importante!

Se você é acadêmico de medicina veterinária, precisa aprender sobre isso urgente; se você é empresário, precisa entender o que é marketing; e se você é profissional autônomo, também precisa conhecer esse poderoso instrumento.

Então, vem comigo. Vamos abrir a porta para esse novo e lucrativo mundo do marketing.

O QUE É MARKETING?

Apesar de ser um termo popular, muita gente não sabe o que é marketing. Aliás, é comum confundir marketing com publicidade. Infelizmente, esse é um dos maiores erros que podemos cometer.

Muitas pessoas acham, por exemplo, que fazem marketing, mas na verdade não fazem. É importante, inclusive, falar um pouco sobre miopia de marketing, que é o que muitos médicos veterinários, empresários e profissionais possuem.

Mas, calma lá! Vamos entender primeiro o que é marketing.

Marketing é, basicamente, criar valor para demonstrar esse valor e, consequentemente, captar valor em troca.

O conceito é simples, concorda? Colocá-lo em prática é o diferencial. E para fazer isso de maneira assertiva, você precisa entender justamente o que é a miopia de marketing e evitá-la.

Afinal de contas, o que é miopia de marketing, Gustavo?

Você vai se surpreender com a simplicidade da resposta, caro colega. Miopia de marketing é focar apenas no seu trabalho e não nos benefícios.

Agora, seja sincero comigo e com você mesmo! Quantas vezes você parou para analisar o valor da sua oferta? Você pensa que seu trabalho é ótimo, que você examina bem, é cuidadoso com os detalhes etc? Ou você pensa que o seu trabalho faz a diferença na vida do cliente?

Acredito que você consegue enxergar as diferenças entre as duas formas de pensar sobre o que você entrega ao cliente. Na primeira opção, você entrega apenas o produto (o seu trabalho técnico). Na segunda forma, a entrega é o real valor da sua oferta.

É disso que vamos falar a seguir. Segue firme na leitura!

MIX DE MARKETING

Existe uma demanda no mercado que é baseada na necessidade, expectativas e desejos dos consumidores e da sociedade em geral.

Baseados nisso, gestores de marketing organizam seus recursos e tomam decisões para oferecer ao mercado o que ele demanda. Esse conjunto de decisões chamamos de Mix de marketing. Em outras palavras, são as variáveis sob controle direto do gestor.

Essa expressão é utilizada desde a década de 1950. No início, era composta de uma lista extensa de elementos. Mas, a partir de 1960 se resumiram em apenas 4, os famosos 4Ps do marketing.

O conceito de 4 Ps se tornou um dos principais fundamentos para discussões sobre marketing.

E quais são os 4 Ps? Resposta simples: Produto, Preço, Praça e Promoção. Se deseja uma explicação mais visual, analisa a imagem!

Não importa o tamanho do seu negócio, é fundamental estruturar os 4 Ps, tendo em vista as características do ambiente no qual a empresa está inserida ou pretende operar.

Perceba o seguinte, cada um dos Ps deve funcionar de maneira a fortalecer a posição da empresa. Para isso, é importante você ter, como base para as decisões sobre esses elementos, as premissas de desenvolver:

  • Os produtos e serviços que atendam a uma demanda de mercado;
  • A correta precificação, para que sejam passíveis de compra por quem os deseja;
  • A preocupação em disponibilizar a oferta no tempo, formato e local adequados;
  • A devida comunicação da oferta nos canais adequados para o público.

Por isso, é importante que exista harmonia entre o mix de marketing. Não adianta ter propaganda, se o seu preço não está condizente com o mercado ou com o posicionamento de mercado que você deseja atingir.

Por exemplo: alguns profissionais se enxergam como referência, querem atender um seleto público de clientes “bons”, aquele que paga certinho, que faz tudo o que você orienta, que valoriza o seu trabalho e paga um valor justo pelo seu serviço. No entanto, ele oferece um serviço que não corresponde ao anseio desse tipo de cliente, não existe congruência no seu mix de marketing.

Um ou mais dos 4ps estão baixos. Você é um ótimo profissional, com doutorado etc., mas, sua clínica, seu consultório, que é o seu PONTO está velho. A parede está com uma pintura velha, sua mesa é bagunçada, sua aparência é horrível, cabelo, roupas… E aí, por que você não tem muitos clientes, começa a colocar a culpa no mercado, nos colegas “antiéticos” ou no conselho.

A situação se agrava e na tentativa de atrair mais clientes, você abaixa o preço do seu serviço. Considerando esse quadro, como quer que o cliente enxergue valor em você?

Entende que o conjunto todo não é coerente?

Aos nossos olhos, quando se fala em um profissional de destaque no mercado, o melhor, o excelente, você associa ele a outras características, mais positivas.

Você vai pensar em uma pessoa com boa apresentação de maneira geral. Isso envolve um consultório ou escritório organizado, projeto arquitetônico e decoração modernos e condizentes, uma equipe treinada e, com certeza, com um valor acima da média de mercado.

Faz sentido para você? Isso atrai qual tipo de cliente? O que paga e não reclama ou aquele que está buscado somente preço e que reclama?

Então, pensa comigo, não é mais lógico oferecer mais do que apenas produto ou preço? Não é à toa que o Mix de Marketing orienta as principais tomadas de decisões das empresas. É uma estrutura alinhada e que conecta os 4 Ps para obter o resultado esperado, ou seja, mais vendas, para o público certo, nos canais devidos, através de uma comunicação estratégica e assertiva.

GESTÃO E MARKETING

Muito veterinário tem miopia de marketing. Ele investe em diversos cursos, pós-graduações etc., acreditando que está oferecendo o que o cliente quer. Acontece que, na verdade, o cliente quer muito mais do que simplesmente um diagnóstico ou uma assistência técnica. Ele quer conforto, custo e benefício, facilidade, comodidade e uma série de outras coisas. Pense nisso!

Acredito que existem dois extremos, algumas empresas investem muito em publicidade e outras nos seus serviços. É como venho observando muitos colegas e empresas.

Por exemplo, imagina o cara que faz todo tipo de publicidade, o famoso marqueteiro. Mas, a qualidade técnica do seu serviço não é boa, ele não estuda, não se especializa, o preço do seu serviço não condiz com o mercado, sua clínica ou consultório não é legal.

Talvez você esteja começando e não tem grana para alugar um bom prédio ou sala bem localizado e tudo mais. Entretanto, você pode usar estratégias para deixar esse ambiente agradável e apresentável sem gastar muito dinheiro. Isso não é uma desculpa.

Agora, vamos analisar outro cenário: o cara é um gênio, estudioso. Contudo, não sabe falar com o cliente, não sabe vender seu serviço, não sabe liderar sua equipe. O cliente chega na clínica e a secretária é mal-humorada, por que não foi treinada ou porque não tem o perfil para estar nesse cargo. Esse profissional não entende nada sobre gestão, marketing e ainda diz que isso não importa, pois tem doutorado no Alpes do Alaska…. KKKKK

Depois, o coitado fala que não sabe por que o negócio não está dando certo. Ele sente frustração, lida com problemas psicológicos, financeiros e até nos relacionamentos… e por aí vai.

Imagina, então, se ele alia todo esse conhecimento técnico aos fundamentos de gestão e marketing? Ninguém segura esse cara. Faz sentido para você?

Percebe como é um ciclo vicioso? São pequenas coisas repetidas diariamente que te levam a chegar no estado em que você está hoje. No início, você não dá importância, até que vai virando uma bola de neve.

Mas, a boa notícia é que tudo isso pode ser mudado!

Você pode transformar sua carreira, sua empresa. É claro que, no começo, você vai achar difícil. Eu entendo perfeitamente, pois comigo foi assim também.

No entanto, pode ter certeza de que difícil não é sinônimo de impossível. Vou usar uma frase que escutei do Joel Jota em uma das lives dele: “A partir de hoje, tome a decisão de entrar em um ambiente de alta performance e não volte atrás”.

Meu amigo e minha amiga, tome uma decisão na sua vida de mudar. Se você não está contente com o resultado que está tendo, mude. Agora, se para você está tudo bem, não tem problema.

O que não pode é sonhar com uma vida abundante e viver uma vida mediana, simplesmente sobrevivendo, trabalhando e pagando contas.

É isso aí, galera! Conteúdo extenso, mas de muita qualidade. Uma tarefa para você. Hoje, você vai avaliar os 4 Ps da sua empresa ou da sua marca pessoal se você for profissional autônomo.

Veja o que mais precisa melhorar, comece a fazer planos e coloque em ação estratégias para alcançar melhores resultados. Ok?

Deixa aí nos comentários como foi essa experiência. Qual dos 4Ps você tem dificuldades e qual foi sua experiência, beleza?

Compartilhar coisas boas e que mudam vidas é muito bom. Se isso faz sentido para você, compartilhe esse conteúdo com alguém que você sabe que precisa disso.

Aquele abraço e #mudavet.

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