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O direito de anunciar versus a Ética do Profissional de saúde.

De a algum tempo é moda falar de Marketing, falar de campanhas de publicidades, de publicidade subliminar, liberdade de expressão midiática, merchandising e outros termos, e é inegável que todos os setores tem o direito de anunciar e de fazer propaganda.

Quem se esconde perde espaço no mercado, assim é importante que a empresa apareça para o consumidor.

No entanto no setor de saúde, os Médicos e os Médicos Veterinários devem entender que a sua publicidade deve estar cercada de zelo, devem ter maiores cuidados éticos, afinal o “direito de anunciar” deve ser exercido de maneira sóbria, discreta, comedida, evitando-se termos ambíguos, anúncios exagerados, quer em tamanho, quer em termos, uma vez que tal comportamento gera desconforto na classe profissional.

Quando um profissional de saúde oferece descontos, ou adota práticas comerciais justificáveis somente no setor do comercio, ele fere a seara da ética profissional, torna-se abusivo e por muitas vezes ofende seus colegas de profissão.

Atualmente nas mídias sociais virou moda postar anúncios e vídeos expondo os clientes e pacientes, mostrando o antes e o depois de um tratamento, ou afirmando que “a nossa Clínica é a melhor”, ou ainda “nós estamos melhor preparados” , ou então “temos os melhores equipamentos”, ou também “só trabalhamos com produtos e vacinas importadas”; todas situações que em uma análise fria esbarram no SENSACIONALISMO e na AUTO PROMOÇÃO.

Alguns podem até dizer que a Legislação não proíbe exibir o antes e o depois de um tratamento, mas a verdade é que expõem o cliente, constrangem os colegas e geram uma concorrência que descamba para o dito “capitalismo selvagem”.

Tenho visto também anúncios garantindo “o menor preço”, concedendo “50% de desconto” , ou ainda oferecendo brindes em sorteios promocionais, e o pior do comportamento ético alguns colegas tem exigido a publicação de “agradecimentos de seus clientes ” nas redes sociais.

minho.

Cabe ao profissional responsável e consciente ter o discernimento quando for “mostrar” seus serviços.

Outro fato a ser levado em conta é que uma vez feita a publicação fica o registro da infração e no caso de vir a responder pelo anuncio a prova já está produzida.

É por esse motivo que sou contra esse tipo de propaganda e quando sou levado a falar sobre o tema deixo o seguinte alerta aos colegas:

“Cuidado com o que você posta na Internet”

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