fbpx

BLOG

O direito de anunciar versus a Ética do Profissional de saúde.

De a algum tempo é moda falar de Marketing, falar de campanhas de publicidades, de publicidade subliminar, liberdade de expressão midiática, merchandising e outros termos, e é inegável que todos os setores tem o direito de anunciar e de fazer propaganda.

Quem se esconde perde espaço no mercado, assim é importante que a empresa apareça para o consumidor.

No entanto no setor de saúde, os Médicos e os Médicos Veterinários devem entender que a sua publicidade deve estar cercada de zelo, devem ter maiores cuidados éticos, afinal o “direito de anunciar” deve ser exercido de maneira sóbria, discreta, comedida, evitando-se termos ambíguos, anúncios exagerados, quer em tamanho, quer em termos, uma vez que tal comportamento gera desconforto na classe profissional.

Quando um profissional de saúde oferece descontos, ou adota práticas comerciais justificáveis somente no setor do comercio, ele fere a seara da ética profissional, torna-se abusivo e por muitas vezes ofende seus colegas de profissão.

Atualmente nas mídias sociais virou moda postar anúncios e vídeos expondo os clientes e pacientes, mostrando o antes e o depois de um tratamento, ou afirmando que “a nossa Clínica é a melhor”, ou ainda “nós estamos melhor preparados” , ou então “temos os melhores equipamentos”, ou também “só trabalhamos com produtos e vacinas importadas”; todas situações que em uma análise fria esbarram no SENSACIONALISMO e na AUTO PROMOÇÃO.

Alguns podem até dizer que a Legislação não proíbe exibir o antes e o depois de um tratamento, mas a verdade é que expõem o cliente, constrangem os colegas e geram uma concorrência que descamba para o dito “capitalismo selvagem”.

Tenho visto também anúncios garantindo “o menor preço”, concedendo “50% de desconto” , ou ainda oferecendo brindes em sorteios promocionais, e o pior do comportamento ético alguns colegas tem exigido a publicação de “agradecimentos de seus clientes ” nas redes sociais.

minho.

Cabe ao profissional responsável e consciente ter o discernimento quando for “mostrar” seus serviços.

Outro fato a ser levado em conta é que uma vez feita a publicação fica o registro da infração e no caso de vir a responder pelo anuncio a prova já está produzida.

É por esse motivo que sou contra esse tipo de propaganda e quando sou levado a falar sobre o tema deixo o seguinte alerta aos colegas:

“Cuidado com o que você posta na Internet”

<-Voltar

Artigos Sugeridos

Você é um veterinário tímido? Veja como construir um relacionamento com seus clientes

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 14 janeiro, 2021

Você é um (a) veterinário (a) tímido (a)? Se sim, tudo bem! Você e muitos outros profissionais lidam com a timidez diariamente. Pensando bem, nós escolhemos a profissão especialmente para atender animais, não é mesmo. Mas, para tratarmos animais, precisamos antes nos conectarmos com os humanos. Para fidelizar os pacientes, é fundamental conquistar seus donos. […]

Leia mais

3 pontos que você precisa saber sobre tutores de pets da geração Y

Por: maiscode /
Pets / sem comentários / 07 janeiro, 2021

A grande pergunta que você pode estar se fazendo agora é: por que devo observar com tanto interesse os tutores de pets da geração Y (termo utilizado para designar as pessoas nascidas entre 1980 e 2000). Uma pesquisa americana apontou que 75% dos millennials (como também são conhecidos os nascidos nessa época) têm animais de […]

Leia mais

Como ser um líder mais assertivo na prática veterinária

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 08 novembro, 2020

“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder”, John Quincy Adams. Baseado na citação acima, você já consegue compreender inicialmente a importância de ser um líder assertivo. E acredite, existe diferença entre ser um líder de posição e um líder eficaz. Nem […]

Leia mais

Comente


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46