fbpx

BLOG

O direito de anunciar versus a Ética do Profissional de saúde.

De a algum tempo é moda falar de Marketing, falar de campanhas de publicidades, de publicidade subliminar, liberdade de expressão midiática, merchandising e outros termos, e é inegável que todos os setores tem o direito de anunciar e de fazer propaganda.

Quem se esconde perde espaço no mercado, assim é importante que a empresa apareça para o consumidor.

No entanto no setor de saúde, os Médicos e os Médicos Veterinários devem entender que a sua publicidade deve estar cercada de zelo, devem ter maiores cuidados éticos, afinal o “direito de anunciar” deve ser exercido de maneira sóbria, discreta, comedida, evitando-se termos ambíguos, anúncios exagerados, quer em tamanho, quer em termos, uma vez que tal comportamento gera desconforto na classe profissional.

Quando um profissional de saúde oferece descontos, ou adota práticas comerciais justificáveis somente no setor do comercio, ele fere a seara da ética profissional, torna-se abusivo e por muitas vezes ofende seus colegas de profissão.

Atualmente nas mídias sociais virou moda postar anúncios e vídeos expondo os clientes e pacientes, mostrando o antes e o depois de um tratamento, ou afirmando que “a nossa Clínica é a melhor”, ou ainda “nós estamos melhor preparados” , ou então “temos os melhores equipamentos”, ou também “só trabalhamos com produtos e vacinas importadas”; todas situações que em uma análise fria esbarram no SENSACIONALISMO e na AUTO PROMOÇÃO.

Alguns podem até dizer que a Legislação não proíbe exibir o antes e o depois de um tratamento, mas a verdade é que expõem o cliente, constrangem os colegas e geram uma concorrência que descamba para o dito “capitalismo selvagem”.

Tenho visto também anúncios garantindo “o menor preço”, concedendo “50% de desconto” , ou ainda oferecendo brindes em sorteios promocionais, e o pior do comportamento ético alguns colegas tem exigido a publicação de “agradecimentos de seus clientes ” nas redes sociais.

minho.

Cabe ao profissional responsável e consciente ter o discernimento quando for “mostrar” seus serviços.

Outro fato a ser levado em conta é que uma vez feita a publicação fica o registro da infração e no caso de vir a responder pelo anuncio a prova já está produzida.

É por esse motivo que sou contra esse tipo de propaganda e quando sou levado a falar sobre o tema deixo o seguinte alerta aos colegas:

“Cuidado com o que você posta na Internet”

<-Voltar

Artigos Sugeridos

03 PILARES PARA SATISFAER E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 11 outubro, 2020

Mudança de foco Para iniciarmos, preciso reiterar que você tem que mudar o foco. Foque no tutor, em criar uma conexão com ele e construir um relacionamento. Assim, será mais fácil ganhar a confiança dele e, consequente, fidelizar esse cliente.  Muitas vezes, nosso foco está mais no paciente. Por isso, é comum não atendermos as […]

Leia mais

Marketing pessoal: a importância da imagem para médicos veterinários

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 09 maio, 2020

Anote esse conselho! Antes de ser um bom médico veterinário, seja um excelente ser humano. Parece óbvio, mas no dia a dia profissional, muitas vezes, esquecemos desse detalhe que, no final, faz toda a diferença na nossa interação com clientes e colaboradores. A questão é que pessoas fazem negócios com outras pessoas, não com empresas. […]

Leia mais

Comunicação assertiva fortalece o trabalho do médico veterinário

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 27 março, 2020

Nelson Mandela uma vez falou que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Muito forte essa reflexão, concorda? Mas, ela é perfeita para sintetizar o poder dessa habilidade. Grave isso na sua mente […]

Leia mais

Comente


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46