fbpx

BLOG

Judicialização da Medicina Veterinária.

José Alfredo Dallari Junior

Médico Veterinário e Advogado

Tem algum tempo que a moda é “judicializar” as profissões de Branco.

Qualquer fatalidade ou mesmo um resultado indesejado faz com que o proprietário vá aos Tribunais, entrando com uma ação contra o profissional, pedindo “danos materiais e morais”.

Ações que muitas vezes não tem qualquer cabimento, e tem pedidos sem base legal.

O profissional desavisado pode ser surpreendido por uma condenação, situação onde seu patrimônio pode ser comprometido.

É importante ter em mente que a melhor ferramenta na defesa do Profissional é a ficha clinica, bem preenchida, de forma objetiva, podendo ser em papel ou mesmo digital.

As autorizações também são ferramentas importantes, ajudam na defesa, no entanto não são salvo condutos livrando o profissional de um erro verdadeiro.

No caso de um processo a DEFESA deve ter em mente a forma processual, mas principalmente deve ser feita no mérito, na boa arte Veterinária, nas condutas, médicas, cirúrgicas ou terapêuticas apontadas nos compêndios técnicos.

E se o Advogado do profissional tiver um conhecimento de biologia facilita em muito a argumentação defensiva.

A Responsabilidade Civil do Médico Veterinário é tema importante no dia a dia dos profissionais, não para gerar um maior lucro, mas certamente para evitar problemas jurídicos e o pagamento de indenizações descabidas.

E como deve agir o clinico se existir a litis consortium , onde dois ou mais profissionais respondem como parte no polo passivo da ação? Ter o mesmo Advogado ou não?

A resposta para essa pergunta é que cada parte deve ter o seu Advogado, uma vez que na Defesa é possível que existam interesses conflitantes.

O profissional tem saber avaliar o trinômio, “Beneficio X Custo X Risco”, ao realizar uma intervenção cirúrgica em um animal de alto risco, onde o resultado pode não agradar ao proprietário e esse buscar uma indenização junto a justiça.

Também é importante saber que um mesmo ato pode gerar responsabilidade Administrativa (CRMV), Penal e Civil, levando o Médico Veterinário a defender-se em 03 esferas distintas.

<-Voltar

Artigos Sugeridos

Você é um veterinário tímido? Veja como construir um relacionamento com seus clientes

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 14 janeiro, 2021

Você é um (a) veterinário (a) tímido (a)? Se sim, tudo bem! Você e muitos outros profissionais lidam com a timidez diariamente. Pensando bem, nós escolhemos a profissão especialmente para atender animais, não é mesmo. Mas, para tratarmos animais, precisamos antes nos conectarmos com os humanos. Para fidelizar os pacientes, é fundamental conquistar seus donos. […]

Leia mais

3 pontos que você precisa saber sobre tutores de pets da geração Y

Por: maiscode /
Pets / sem comentários / 07 janeiro, 2021

A grande pergunta que você pode estar se fazendo agora é: por que devo observar com tanto interesse os tutores de pets da geração Y (termo utilizado para designar as pessoas nascidas entre 1980 e 2000). Uma pesquisa americana apontou que 75% dos millennials (como também são conhecidos os nascidos nessa época) têm animais de […]

Leia mais

Como ser um líder mais assertivo na prática veterinária

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 08 novembro, 2020

“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder”, John Quincy Adams. Baseado na citação acima, você já consegue compreender inicialmente a importância de ser um líder assertivo. E acredite, existe diferença entre ser um líder de posição e um líder eficaz. Nem […]

Leia mais

Comente


    Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46