fbpx

BLOG

Judicialização da Medicina Veterinária.

José Alfredo Dallari Junior

Médico Veterinário e Advogado

Tem algum tempo que a moda é “judicializar” as profissões de Branco.

Qualquer fatalidade ou mesmo um resultado indesejado faz com que o proprietário vá aos Tribunais, entrando com uma ação contra o profissional, pedindo “danos materiais e morais”.

Ações que muitas vezes não tem qualquer cabimento, e tem pedidos sem base legal.

O profissional desavisado pode ser surpreendido por uma condenação, situação onde seu patrimônio pode ser comprometido.

É importante ter em mente que a melhor ferramenta na defesa do Profissional é a ficha clinica, bem preenchida, de forma objetiva, podendo ser em papel ou mesmo digital.

As autorizações também são ferramentas importantes, ajudam na defesa, no entanto não são salvo condutos livrando o profissional de um erro verdadeiro.

No caso de um processo a DEFESA deve ter em mente a forma processual, mas principalmente deve ser feita no mérito, na boa arte Veterinária, nas condutas, médicas, cirúrgicas ou terapêuticas apontadas nos compêndios técnicos.

E se o Advogado do profissional tiver um conhecimento de biologia facilita em muito a argumentação defensiva.

A Responsabilidade Civil do Médico Veterinário é tema importante no dia a dia dos profissionais, não para gerar um maior lucro, mas certamente para evitar problemas jurídicos e o pagamento de indenizações descabidas.

E como deve agir o clinico se existir a litis consortium , onde dois ou mais profissionais respondem como parte no polo passivo da ação? Ter o mesmo Advogado ou não?

A resposta para essa pergunta é que cada parte deve ter o seu Advogado, uma vez que na Defesa é possível que existam interesses conflitantes.

O profissional tem saber avaliar o trinômio, “Beneficio X Custo X Risco”, ao realizar uma intervenção cirúrgica em um animal de alto risco, onde o resultado pode não agradar ao proprietário e esse buscar uma indenização junto a justiça.

Também é importante saber que um mesmo ato pode gerar responsabilidade Administrativa (CRMV), Penal e Civil, levando o Médico Veterinário a defender-se em 03 esferas distintas.

<-Voltar

Artigos Sugeridos

03 PILARES PARA SATISFAER E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 11 outubro, 2020

Mudança de foco Para iniciarmos, preciso reiterar que você tem que mudar o foco. Foque no tutor, em criar uma conexão com ele e construir um relacionamento. Assim, será mais fácil ganhar a confiança dele e, consequente, fidelizar esse cliente.  Muitas vezes, nosso foco está mais no paciente. Por isso, é comum não atendermos as […]

Leia mais

Marketing pessoal: a importância da imagem para médicos veterinários

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 09 maio, 2020

Anote esse conselho! Antes de ser um bom médico veterinário, seja um excelente ser humano. Parece óbvio, mas no dia a dia profissional, muitas vezes, esquecemos desse detalhe que, no final, faz toda a diferença na nossa interação com clientes e colaboradores. A questão é que pessoas fazem negócios com outras pessoas, não com empresas. […]

Leia mais

Comunicação assertiva fortalece o trabalho do médico veterinário

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 27 março, 2020

Nelson Mandela uma vez falou que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Muito forte essa reflexão, concorda? Mas, ela é perfeita para sintetizar o poder dessa habilidade. Grave isso na sua mente […]

Leia mais

Comente


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46