fbpx

BLOG

Inteligência emocional

DICAS DE COMO CONTROLAR A VONTADE DE MATAR O SEU COLEGA DE TRABALHO

Você acorda todas as manhãs pensando em como será o seu dia por causa daquela pessoa insuportável que tem no seu trabalho? No domingo ao findar a tarde você já começa a ficar triste pensando que o que é bom dura pouco e que além de estar chegando a segunda-feira você ainda terá que encontrar aquela pessoa chata ou difícil que por vezes é o seu colega mas também pode ser o seu chefe?

Se você anda valorizando muito mais essa pessoa do que o todo e esquecendo que apesar dela estar lá todos os dias ela não é a única e com certeza há muito mais pessoas boas, interessantes e legais você precisa mudar o foco.

É muito importante que você entenda que as pessoas que são assim naturalmente insuportáveis e chatas de se conviver sofrem muito, pois se você que precisa conviver por algumas horas do dia e se aborrece com elas por 5 ou 10 minutos imagine como dever ser para elas mesmas receberem de algumas ou várias pessoas o rótulo de chatas e insuportáveis? Imagine como dever ser para ela mesma ser ver todas as manhãs, ela é a primeira pessoa que ela vê ao acordar se é que tem coragem de se olhar no espelho de tão insuportável que é.

Trabalhar com quem a gente não gosta ou não suporta não é bom no entanto se no momento essa é a única opção mude o foco. Intensifique os relacionamentos com pessoas que possam contribuir de alguma forma, pois é para isso que você está nessa empresa para evoluir como pessoa e principalmente como profissional.

E se essa pessoa for o seu chefe e ainda assim você não aprendeu a conviver em harmonia, se ainda assim você não aprendeu a lidar com a as suas emoções (suas mesmo e não as do seu chefe) se ainda assim você reage ao invés de agir e no intuito de ser demitindo acreditando que a única solução sabota o seu próprio trabalho saiba que essa não é a melhor estratégia.

Muitas das pessoas que se deram bem nas empresas foram aquelas que apesar das adversidades conseguiram ser os melhores profissionais, elas conseguiram apesar de todo o caos emocional se destacar pelas competências técnicas e de relacionamento pessoal e interpessoal. Elas foram tão protagonistas da sua história que conseguiram chamar a atenção de outros profissionais e foram convidadas a uma nova proposta de trabalho.

Acredite, a única forma de você sair do lado de pessoas ruins é você sendo melhor mais muito melhor que elas. E digo mais é possível sim trabalhar feliz e ainda vencer os desafios que são propostos no trabalho sem ficar estressado estando ao lado de uma pessoa que você não gosta.

O tema proposto vai abordar algumas questões, vejam abaixo, e não fique surpreso ao fim dessa leitura se descobrir que essa pessoa difícil e insuportável que torna as coisas tão complicadas é você mesmo.

O tema proposto vai abordar algumas questões, vejam abaixo, e não fique surpreso ao fim dessa leitura se descobrir que essa pessoa difícil e insuportável que torna as coisas tão complicadas é você mesmo.

1 – Conheça e respeite os seus limites.

- Quais os comportamentos você não tolera será que outra pessoa realmente ultrapassa os limites?

- Será que você tem tolerância zero, ou seja se irrita por tudo e com todos?

- Você está acostumado com ambientes mais formais ou informais?

2 - Fique atento as provocações.

- O que você ganha em revidar? Você quer ser igual, melhor ou pior?

- O que você deseja provar no seu ambiente de trabalho?

- Deseja se autoafimar quando revida? Deseja atenção? O que você sente com a provocação do outro? Raiva? Irritação? Por quê?

- Será que você sabe gerenciar as suas emoções você tem autocontrole? Ou é guiada pelos seus instintos? Grita? Chora? Faz cara feia? Fica de mal humor?

3 - Compreenda os motivos da pessoas difícil.

- Será que a pessoa não está num dia ruim, ou numa fase ruim?

- Será que ela não vive um drama?

- Em que nível de autoconhecimento ela está?

4 - Autoconhecimento.

- O quanto você se conhece? Por quê o que ela faz te irrita ou te incomoda tanto?

- E se você descobrisse que o que tanto te irrita nessa pessoas são características que você ainda não identificou em você?

- Será que não é você que torna tudo tão difícil pra sim mesmo no trabalho?

Essas e mais outras questões serão abordadas de forma mais completa com a finalidade de contribuir para o bom relacionamento interpessoal e crescimento pessoal e profissional.

Coach, Nilton César de Paula

<-Voltar

Artigos Sugeridos

03 PILARES PARA SATISFAER E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 11 outubro, 2020

Mudança de foco Para iniciarmos, preciso reiterar que você tem que mudar o foco. Foque no tutor, em criar uma conexão com ele e construir um relacionamento. Assim, será mais fácil ganhar a confiança dele e, consequente, fidelizar esse cliente.  Muitas vezes, nosso foco está mais no paciente. Por isso, é comum não atendermos as […]

Leia mais

Marketing pessoal: a importância da imagem para médicos veterinários

Por: maiscode /
Marketing / sem comentários / 09 maio, 2020

Anote esse conselho! Antes de ser um bom médico veterinário, seja um excelente ser humano. Parece óbvio, mas no dia a dia profissional, muitas vezes, esquecemos desse detalhe que, no final, faz toda a diferença na nossa interação com clientes e colaboradores. A questão é que pessoas fazem negócios com outras pessoas, não com empresas. […]

Leia mais

Comunicação assertiva fortalece o trabalho do médico veterinário

Por: maiscode /
Sem categoria / sem comentários / 27 março, 2020

Nelson Mandela uma vez falou que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Muito forte essa reflexão, concorda? Mas, ela é perfeita para sintetizar o poder dessa habilidade. Grave isso na sua mente […]

Leia mais

Comente


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/empreendevet/www/wp-content/themes/maiscode_empreendevet/footer.php on line 46